O Clay Mathematics Institute (CMI), de Cambridge, Massachusetts, que se dedica ao crescimento e disseminação do conhecimento matemático, divulgou que constituiu um fundo de 7 milhões de dólares destinado a premiar soluções de sete problemas de Matemática, correspondendo 1 milhão de dólares para cada um dos problemas. Os problemas foram escolhidos por especialistas, e são questões importantes da Matemática que resistem há muitos anos às tentativas de solução.
[texto do ótimo link da Ufscar]
Como pode um professor de Matemática não entender os Problemas do Milênio? Pode sim, e a minha vergonha por não entender muito bem todos eles foi imediatamente dissipada a partir do momento em que passei a conhecê-los realmente um pouco mais.
Emprestei nessas férias um livro que já há tempos esperava ler e que esclarece de forma sucinta o que “leigos” como eu (denominação que o próprio livro utiliza) precisam para amenizar sua curiosidade. Disponível em português na Estante Virtual e em livrarias quaisquer, recomendadíssimo como leitura paulatina não obrigatória. Para ter uma idéia do tema acesse o link indicado da Ufscar ou a página Wiki do assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário