Foi no meio da balada tocando essa última sexta-feira que descobrimos que os novos MacBooks Aluminium da Apple não têm mais porta firewire. Algumas horas depois do Renan ter emcomendado um teclado/controlador/interface da M-Audio que vinha sonhando há tempos e que usava justamente a conexão firewire.
Eu, que tenho o modelo anterior do MacBook, dos branquinhos, parei e me perguntei: por que a Apple tiraria uma conexão que permite maiores velocidades de tranferência de dados numa versão mais nova do MacBook? A explicação, conforme conferi aqui, é que a firewire está paulatinamente sumindo do mercado e que ficaraá restrita apenas a alguns segmentos profissionais, principalmente ligados a produção de áudio e vídeo.
Devidamente cancelado o pedido do M-Audio Ozonic do meu amigo, agora eu penso se vale a pena ainda comprar uma interface de audio firewire pro meu MacBook, que ainda tem a conexão. Não sei quando trocarei de notebook, mas sei que é pouco provável que troque para um MacBook Pro, se é que ele ainda vai ter entrada firewire. Aí eu fico entre comprar uma firewire super rápida ou uma usb com mais latência que eu sei que vou poder continuar usando.
Até concordo em parte com a postura da Apple, principalmente se eles pretendem realmente manter a conexão no MacBook Pro, mas pro mercado brasileiro fica meio difícil pensar em alguém que paga pelo menos R$3500,00 a mais no Pro (em comparação com o Aluminium na Fnac) de tanta vontade de ter uma plataforma "realmente profissional".
Em todo caso, acho que vou ficar com a USB mesmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário